Petit Gâteau – O Bolinho de Coração Mole

 

 

petit1

 

 

Sobremessa preferida da minha esposa Juliana, o petit gâteau, pequeno bolo com recheio cremoso, normalmente, servido com sorvete de creme, tornou-se a sobremesa queridinha minha e de Jú e de grande parte dos brasileiros. Também, não é para menos. Um bolo fofinho, que ao ser cortado despeja chocolate do seu coração, causa efeito sob qualquer um.

Conta-se que a receita  original foi criada pelo chefe Michael Bras e chamada por ele de “ biscuit  tiède de chocolat coulant” ou, em português, bolo morno de chocolate derretido. Mantida, em quatro versões, o bolinho até hoje está presente  no cardápio do seu restaurante, situado em Laguiole, na França.

O bolinho foi apresentado oficialmente no Brasil , em 1994, servido como sobremesa no festival de foie gras, realizado pelo restaurante Le Coq Hardy, em São Paulo. Hoje, já é possível encontrar várias versões da receita. São bolinhos recheados de goiaba pura ou com queijo, nutella, bananada, doce de leite, café, geléias de frutas como, cupuaçu, maracujá e daí por diante.

Hoje para mim a melhor receita do “querido bolinho” está no Restaurante Don Rafel em Piedade,  o pequeno restaurante em Piedade comandado pelo Chef Hugo Rafael (que já passou por cozinhas como a do Chez Georges). Produzido na própria casa.  Rua Carpina, 492, Piedade (ao lado do Mac Donald´s). Informações: 3361-0002.

Aqui está a receita testada por minha esposa e por mim é claro, depois de várias degustações (que tortura) e pequenas alterações na receita elaborada por Olivier Anquier, chegamos ao nosso bolinho ideal:

 

Ingredientes

240 g de chocolate amargo picado
200 g de manteiga
4 ovos inteiros
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:

1_ Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria e junte a manteiga, mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante;

2_ Em uma vasilha, bata os ovos e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem incorporados;

3_ Retire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos misturados. Mexa até que os ingredientes estejam integrados;

4_ Misture suavemente a farinha de trigo;

5_ Unte e polvilhe as forminhas pequenas, próprias para petit gâteau, com manteiga e farinha de trigo;

6_ Coloque a massa nas forminhas e deixe na geladeiras por 2 horas;

7_ Preaqueça o forno a 270ºC por 15 minutos;

8_ Asse em forno pré-aquecido a 270ºC por 10 minutos aproximadamente (o ponto certo para retirar do forno é quando a massa estiver mais alta nas laterais e molinha e crua no meio). Deixe esfriar por 1 minuto antes de desenformar, durante este tempo passe a faca com cuidado nas laterais para solta-lo da forma;

9_ Desenforme num prato e sirva com sorvete de creme.

Dica: A massa pode ser conservada na geladeira por uma semana ou congelada, quando congelada, retire e deixe descansar por 3 horas na geladeira antes de levar ao forno.

Anúncios

2 comentários sobre “Petit Gâteau – O Bolinho de Coração Mole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s